24 de ago. de 2013

Peça "Infinito Vazio" é sucesso de público

O infinito vazio nosso de cada dia
Do Gama/DF
Joaquim Dantas
Para o Blog do Arretadinho

Uma peça teatral está dando o que falar em Brasília. "Infinito Vazio", que tem na Direção Valdeci Moreira e Ricardo César, é um sucesso de público e crítica. É uma proposta ousada na forma em que é encenada e o público sente na prática, que é convidado a entrar e a sair. Não irei esmiuçar em detalhes para não quebrar o encanto que são esses dois momentos, o começo e o fim da peça, gostei muito.
Entre uma coisa e outra, o entrar e o sair, vive-se momentos intensos de sensações místicas, adversas, encantadas, sofridas e, acima de tudo, reais.
O conto é um apanhado do que a maioria das pessoas já viveram em algum momento da vida, mesmo que seja  jovem ainda. A busca incessante pelo amor é uma constante na vida das pessoas e o texto trabalha muito isso e, segundo a Direção, as frases e pensamentos de Caio Fernando Abreu que fazem parte do texto, conduziram o processo criativo poético do espetáculo.
O Elenco de "Infinito Vazio"

Um resumo dos autores:
"Tem uma imagem que não me sai da cabeça.
Vi uma mulher sentada em uma parada de ônibus, esperando alguém ou algo que a tirasse desse estático momento. A imagem me remeteu a um infinito vazio e ao mesmo tempo a um momento cheio de inspiração.
Assim, nasceu a vontade da Semente Cia de Teatro, de falar sobre o vazio e o cheio da vida.
Mas, para a vida estar cheia, outrora esteve vazia e hoje, quando a vida está plena novamente, nos encarregamos de esvaziá-la.

Que infinito é esse? Que vazio é esse? Que vida é essa?

Um dos Diretores, à esquerda, Valdeci Moreira

Em um processo provocativo e de colaboração, o Grupo foi levantando cenas, ousando, gritando por criação... Quando achávamos que estávamos prontos, tudo teve que ser adiado e mais uma vez, estávamos vazios... Entre o cheio e o vazio surgiram textos, frases e pensamentos de Caio Fernando Abreu, que fizeram com que o processo criativo poético transbordasse. Quando tudo transbordava, verificamos que o cheio e o vazio se completavam... Assim, nasceu o espetáculo poético musical “INFINITO VAZIO”. Vazio ainda, mas, que pretende encher-se de emoções, junto com você, público, que, sem medo, estando no seu vazio ou na sua plenitude, terá coragem de compartilhar conosco deste momento e quem sabe, sacudir seus sentimentos, correndo o risco de esvaziar-se ou encher-se um pouco mais."
Público na saída da sala

O Elenco é maravilho e de uma competência interpretativa que merece respeito. Não é fácil representar dentro da proposta da peça, pois o público é parte do cenário e o mexer de pernas ou um simples tossir, não desvia um só milímetro a atenção deles.
Vale a pena assistir.
Que infinito é esse? Que vazio é esse? Que vida é essa?

Serviço
Espetáculo "Infinito Vazio"
Data: De 03 de Agosto à Temporada prorrogada (sábados e domingos)
Hora: 20h.
Local: Espaço Semente - Quadra 12 Lote 06 Loja 01 Subsolo – Setor Central – Gama. 
(Ponto de Referência: Na rua do antigo cartório do 8º Ofício 
ou ao Lado do Centro de Ensino Médio 02 do Gama)
Direção: Valdeci Moreira e Ricardo César
Elenco: Bruna Nayara, Emylle Lacerda, Flavia Reis, Jessica Ximenes, Jullya Graciela, Jussy Nascimento, Nathalia Jenniffer, Thiago Alves e Vando Farias.
Ingresso: (inteira): R$ 20,00
Classificação: 14 anos
Informações: 3556-0448/9817-8156

Nenhum comentário: